Resenha: A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar

A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar, de Grace e Esther Earl

A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar

Sinopse: A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar conta a história de Esther Grace Earl, diagnosticada com câncer da tireoide aos 12 anos. A obra é uma espécie de diário da jovem, com ilustrações, fotos de seu arquivo pessoal, textos publicados na internet, bate-papos com os inúmeros amigos que fez on-line e reproduções de cartas escritas em datas comemorativas como aniversários. A jovem perdeu a batalha contra a doença, mas deixou um legado de otimismo e celebração ao amor. Atualmente sua mãe, Lori Earl, preside a instituição sem fins lucrativos This Star Won´t Go Out (tswgo.org), que apoia pacientes e famílias que lutam contra o câncer.
Antes de tudo, antes de começar a ler esse livro arranje lenços, pois ele é emocionante. Mas agora vamos lá.

A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar conta a história de Esther Earl, uma vítima do câncer de tireóide (que foi diagnosticada com o mesmo aos 12 anos!). A partir daí sua vida tomou bastante reviravoltas, tanto que seus pais mudaram-se da França para os Estados Unidos! Neste livro temos: diários da Esther, depoimentos de amigos (incluindo John Green!), parentes e pessoas que Esther inspirou, além de alguns posts do blog que os pais mantinham para dar notícias a respeito da saúde da Esther. Apesar dessa estrela ter vivido apenas 16 anos, inspirou muitas pessoas com sua fé, alegria e amor a dar para todos. Foi essa garota que inspirou John Green a escrever A Culpa é das Estrelas e que… me fez chorar.

A Esther transpira amor e fé para qualquer um que lê esse livro, você sente sua dúvida, suas perdas, seu amor (e sim, ela é humana). E acho que pelo motivo dela nunca pensar em mostrá-lo para outros (no caso dos diários) isso mostra que ela é uma pessoa verdadeira, e como a Angie ou a Abby (não lembro, ok?) disseram: o mundo seria um legal com mais pessoas do jeito da Esther. Vocês podem nunca terem se conhecido, mas ela sabe exatamente o que você está pensando e irá ajudá-lo, mesmo nas barreiras da morte. Suas frases são inspiradoras e alegres. Vou mostrar a vocês algumas das frases que eu amei dela.

“Apenas seja feliz e, se você não conseguir ficar feliz, faça coisas que o deixem feliz. Ou fique sem fazer nada com as pessoas que o fazem feliz.”

“Se uma pessoa se senta em frente ao computador um dia e digita uma palavra, isso afeta o futuro? Se essa pessoa não digitasse essa uma palavra, será que a história do futuro seria mudada? Será que a uma palavra dela significa alguma coisa? Será que a minha uma (vezes um monte) palavra significa alguma coisa? Será que essa uma palavra dessa uma pessoa chega a ser lida, uma vez? Se eu não estivesse sentada aqui escrevendo minhas palavras, será que meu futuro seria diferente?”

Maravilhosas, não?

Continuando, quando eu ia para a escola quando esse livro e contava a história da Esther para meus amigos alguns falavam que ela não era muito bonita. Eu explicava que era por causa da radiação e da quimioterapia. Mas sinceramente? Ela é linda. Talvez não seja tanto por fora pois todos nós sabemos o que o câncer faz com as pessoas, mas por dentro ela é sim, e muito. O câncer muda muito uma pessoa, pode ser por dentro ou por fora, mas ela não se abalou com isso, a encarou, mas infelizmente (e já digo isso sim pois isso está até na contra capa e é melhor você se preparar) o câncer veio pela retaguarda e ela perdeu essa batalha. Fiquei muito triste pois ela devia viver muito mais e, afinal, ela só tinha 16 anos! Essas injustiças do mundo acabam comigo :\

Bom, sobre a editora? Eu acho que ela devia ter revisado melhor. Vi alguns erros ortográficos ao decorrer do livro e eles me incomodaram bastante. Quanto ao resto está tudo ótimo! Vivo como a Esther era.

Chegamos enfim ao fim. Bom, eu queria dizer que esse livro não é exatamente para você chorar, mas para ver como o mundo é injusto, de levar uma garota tão cheia de vida, que queria ser escritora e fazer diferença (que ela faz! Para saber mais leia o livro hah). Eu posso nunca ter falado com a Esther, mas já a sinto como uma amiga e ela tem um lugar no meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário